Acervo / Archive

O festival reúne desde sua primeira edição (2007), registros audiovisuais, imagens fotográficas, mantendo inclusive seus websites disponíveis para acesso. A produção de catálogos (2007, 2009, 2010, 2011 e 2012) contribui pra formação do acervo e acesso a informações das edições realizadas. Dentre os vídeos e fotografias disponíveis no site, bem como em canais como Youtube, Vimeo, Flickr e Instagram. Como conteúdo audiovisual também foram produzidos 6 DVDs e mais de 20 horas de registro relacionados às edições de 2007, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012.

Atualmente o festival está implementando, através de plataforma open source, a visualização do seu acervo digital, composto a partir de um banco de dados com mais de 2.000 trabalhos e obras de arte tecnológica, entre brasileiros e estrangeiros, resultado dos 12 últimos anos de atuação. O projeto foi desenvolvido a partir de pesquisas no campo das artes digitais, memória, preservação e conservação, por meio da Universidade do Estado de Minas Gerais e Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

FAD INDEX

FAD ART BASE

FAD Index é uma base de indexação do Banco de Dados do festival (em fase de implementação 2020-2022). Através dela será possível recuperar informação de todo o conteúdo reunido do FAD nos últimos anos . Por meio de um sistema de busca inteligente e vocabulário específico desenvolvido para o nosso acervo, será possível pesquisar por trabalhos, artistas e temáticas.

ACESSAR (em breve)

O FAD Art Base é uma ferramenta de coleta de informações sobre trabalhos de arte em interseção com ciência, tecnologia e novas mídias. Através de um sistema de coleta de textos, imagens, vídeos, áudios e hyperlinks artistas, criadores, cientistas, acadêmicos, criativos e empreendedores podem enviar seus projetos. A ferramenta é também uma forma de estar em contato com os curadores e diretores artísticos do Festival, que passam a conhecer e acompanhar mais de perto o seu trabalho. Sobretudo, contribuindo para esta plataforma, os trabalhos passam a integrar o FAD Index, contribuindo para o registro e memória da arte digital no Brasil com acesso público e gratuito.

ENVIAR / SEND

EDIÇÕES

Acesse* os site das edições anteriores.
* alguns recursos nos sites antigos podem não funcionar conforme o esperado