Equipe / Staff

Somos uma equipe enxuta com o desafio de fazer um festival como o FAD. Nossa característica é multidisciplinar com a presença de profissionais graduados, mestres e doutores com diversas formações como em Artes, Comunicação, Arquitetura, Ciências da Computação, Arquivologia, Museologia, Engenharias, Administração e Gestão, Direito entre muitos outros campos do conhecimento. Há profissionais que estão conosco desde 2007, mas sempre estamos aderindo novos membros a cada edição, afinal, somar conhecimento e propor trocas é sempre estimulante para nós. Além disso, o FAD conta com inúmeros colaboradores em cada nova edição e a cada novo projeto sendo desde estagiários e profissionais em início de carreira, a pequenas e grandes empresas estabelecidas no mercado que acreditam na arte, cultura e tecnologia como ferramentas de mudança.

Quem faz / Who

Diretor & Curador

Tadeus Mucelli é curador, pesquisador e gestor de projetos em arte tecnológica e cultura digital.  Mestre em Artes UEMG e Doutorando em Ciências da Informação pela ECI/UFMG.

Em 2006 idealizou e fundou o Festival de Arte Digital em Belo Horizonte conjuntamente com Henrique Roscoe. Em 2017 idealizou a Bienal de Arte Digital no Rio de Janeiro, projeto derivado do FAD

Organizou diversos seminários, publica livros e artigos, além de participação em eventos nacionais e internacionais.

Em 2012 foi contemplado pelo prêmio de incentivo a arte pela FUNARTE – Artes Visuais. Em 2014, foi contemplado pelo 1o Prêmio Brasil Criativo, por meio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Economia Criativa – Expressões Culturais / Arte Digital pelo projeto da EAT – Escola Criativa em Arte e Tecnologia.

Coordenador Educativo

Alexandre Milagres é professor e artista digital, coordenador educacional do FAD – Festival de Arte Digital, membro do conselho curatorial da Bienal de Arte Digital, Mestre em Comunicação, pesquisador dos produtos e relações mediadas pelo digital, das relações de aproximação entre cinema e vídeo, das potencialidades artísticas e mercadológicas com a ampliação do acesso às tecnologias móveis e interativas. Foi também Presidente do Observatório da Diversidade Cultural, coordenou a UNA TV e o Núcleo de Convergência da UNA, coordenou os cursos de Publicidade e Jornalismo no UNIPAM

Gestora Administrativa

Luciene Eller é gestora administrativa e financeira com formação em gestão contábil. Também possui formação em educação Artística pela FAFICH. Larga experiência em gestão cultural com mais de 25 anos de atuação no setor trabalhando em grandes produtoras de shows, espetáculos e projetos culturais por meio de renúncia fiscal e patrocínio direto. Desde 2007 presente no Festival de Arte Digital entre outras iniciativas.

Consultora Jurídica

Núria Bertachini é advogada com formação interdisciplinar, especializada em Terceiro Setor e com sólida experiência na gestão jurídica de projetos socioculturais e atividades que envolvem relações institucionais (nacionais e internacionais), compliance (legal e de regras de governança). Pós graduada em Sociologia do Direito pelo International Institute of Sociology of Law (Oñati, Espanha).

Coordenador de Comunicação

Fábio Gomides é Jornalista formado pelo Unicentro Newton Paiva e CBA em Marketing pelo IBMEC BH. Colabora com o FAD desde 2010 e já trabalhou em emissoras como Rede Minas, TV Alterosa e Rádio Inconfidência. Como assessor de imprensa, já atuou em festivais como o Festcurtas BH, Mostra de Cinema de Tiradentes e CineBH.  em 2009, fundou a empresa A Dupla Informação, especializada em assessoria de imprensa e produção de conteúdo nas áreas de Cultura, Arquitetura, Gastronomia, Design e Criatividade.

Diretor de Criação

Vitor Garcia é diretor de comunicação no FAD e na Bienal de Arte Digital. Trabalhou na  Coordenação do Núcleo de Design da Fundação Clóvis Salgado, em exposições (Alex Flemming, Daniel Moreira, Domingos Mazzilli, Pedro Motta, Marco Túlio Resende, Jorge doa Anjos, Éder Santos, Pedro Moraleida, Miguel Gontijo, entre outros), mostras de cinema (Tarantino, Humberto Mauro, Festcurtas BH, etc), concertos e óperas realizadas no Grande Teatro do Palácio das Artes (Rigoletto, O Guarani, Carmen, Romeu & Julieta, Norma, Lucia de Lammemoor, etc) e espetáculos da Cia de Dança Palácio das Artes (Primeira Pessoa do Plural, Entre o Céus e as Serras, Nuvens de Barro, etc).

Fez direção de criação na INTRA Comunicação, atendendo clientes como MMX, Vivo, BDMG, Tracbel, Fiat, Ale Combustíveis, Usiminas, entre outros. Direção de arte, criação e desenvolvimento de trabalhos de design e ilustração para várias agências de Belo Horizonte como ASA Comunicação, Bros, TN, Lápis Raro, Anima, SMP&B, Exercere, Sapien, Solution, By Design entre outras | desenvolvimento de trabalhos para o Laboratório de Design da Escola de Design da UEMG.

 

Diretor Artístico 

Ivan Ramos é produtor cultural e curador com foco em novas tendências em arte, tecnologia e inovação. Fez parte da equipe de cultura do SESI-RJ e foi idealizador do festival pioneiro SESI Cultura Digital no Rio de Janeiro (2012 a 2015).

Trabalha como consultor para instituições públicas e privadas. Foi coordenador de programação do festival holandês PICNIC, cuja primeira edição foi realizada no Parque Lage em 2016.

Já teve trabalhos selecionados nos festivais FILE e FAD, peça de arte sonora exibida no programa RadioArte da Radio MEC e diversos lançamentos em selos de música nacionais e internacionais. Em 2018 foi parte do conselho curatorial e relações internacionais da Bienal

Consultora & Captações

Lillian Oliveira é  Consultora e Parecerista do Ministério da Cultura (desde 2014), Membro Consultora da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/MG, Diretora de eventos Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/MG até 2018, Co-Fundadora do Instituto Sócio Cultural e Esportivo Ipê Amarelo, MBA em Gestão Cultural – UNA, Bacharel em Artes Plásticas – Escola Guignard, Graduanda em Direito – ESDHC (Escola Superior de Direito Dom Helder Câmara), cursou Administração de Empresas – Fundação Cultural Dr. Pedro Leopoldo, Gestora de Negócios pelo SEBRAE-MG, Coordenou o Voluntariado e a Sustentabilidade das Ações na OSCIP – IEC, Co-fundadora e bailarina-pesquisadora do VIS Cia. de dança contemporânea de 1997 a 2005, dirigiu o CPCA-Centro de Pesquisas Corporais e Artísticas, foi arte educadora no CLIC (Centro Lúdico de Integração e Cultura), realizou seminário na FUMEC para os formandos de Psicologia e nas UMEIs com foco na formação de arte-educadores, bem como no instituto Usicultura – USIMINAS/Ipatinga.

Quer entrar em contato com a gente?